Comunicar com os mais novos!

Todos gostamos de nos sentir ouvidos e compreendidos.

Muitos pais sentem que os filhos não os ouvem, que precisam repetir várias vezes o que querem dizer e, muitas vezes, precisam mesmo gritar para serem ouvidos.

Desde que fui mãe tornei-me mais consciente e observadora da forma como falamos com as crianças (e com os adultos) e tenho observado alguns comportamentos que fazem com que as crianças não respondam às nossas intenções na comunicação.

Vou deixar-te aqui algumas atitudes que favorecem a comunicação com os mais novos (e não só), especialmente com bebés.

Vou fazer um post mais tarde sobre comunicar limites no dia-a-dia dos pais e filhos, mas sinto que estas dicas são dicas básicas para a interação de pais e filhos, como de familiares e amigos com as crianças.

1. Respeito. Para mim, é fundamental respeitar o ser que a criança é, independentemente da sua idade ou tamanho. Todos somos seres humanos, todos temos vontades e limites que devem ser respeitados para que nos sintamos seguros perto de quem está à nossa volta.

2. Agir normalmente perto de um bebé/criança. Uma das coisas que mais tenho reparado é que as pessoas não agem normalmente quando se aproximam de um bebé. Falam de forma diferente, tentam abraçar ou pegar na criança antes de estabelecer qualquer conexão com ela (e normalmente estão a falar de forma excitada, mais alta e mais rápida, o que não tranquiliza bebés nem adultos). E se observam que esse comportamento não resulta com a criança, criticam a criança, a mãe, o pai.

3. Respira fundo. Observa a tua respiração. Observa as emoções que surgem quando estás perante um bebé. Sem julgares.

4. Olha para a criança, olha nos seus olhos. Diz “Olá [nome bebé], está tudo bem?“, num tom calmo e sereno. 

Cumprimenta quem está com o bebé. Fala normalmente com os adultos ou outras crianças mais velhas na sala. Deixa que a interação seja livre, aberta e sem obrigações (de colos, beijos).

Se a criança observar como os adultos se costumam cumprimentar, vai repetir o que vê.

Costumas chegar perto de um adulto e dizer “Dás-me um beijinho, dás, dás? Não dás? Não me dás um beijo?”😉

5. Se fizeres perguntas a um bebé, faz uma da cada vez. Pergunta. Espera. Quando começam a palrar, eles começam a responder às perguntas que fazemos. Se fizeres três ou quatro perguntas seguidas, sem espaço para a criança responder, se deres tu a resposta, deixa de haver comunicação.

6. Escolhe o AGORA como o teu guia na interação com os mais novos. Observa a criança. Escuta-a. Deita fora as tuas intenções de ensinar qualquer coisa ou guiar uma brincadeira. Deixa que seja a criança a ensinar-te qualquer coisa.

7. Não julgues a criança. O julgamento vai estar no meio da vossa comunicação. Em vez de comunicares de coração a coração, com todo o teu amor, vais estar a tentar comunicar com a criança que tu imaginas que tens à tua frente, só porque ouviste algo ou viste um comportamento que te remeteu para determinada característica. Lembra-te: comportamentos não determinam o ser de ninguém. Nem o teu, nem o das crianças.

8. Não gozes com a criança. Achas que estás apenas a brincar quando repetes o que a criança disse, e tentas imitar o seu tom de voz? Pensa bem, olha para dentro e observa bem a razão de teres feito isso. Foi mesmo para brincar? Com que intenção? As crianças têm emoções e deixam de se sentir totalmente seguras para se expressar livremente perto de quem as julga ou brinca com os seus comportamentos.

9. Silêncio. Achamos que temos que falar muito com as crianças para elas aprenderem a linguagem e a comunicar connosco. Experimenta desfrutar de momentos de silêncio com as crianças e vais ficar surpreendido(a) com a comunicação que pode ser estabelecida entre vocês.

20140827_172358

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s