Um Curso Em Milagres – Sentes vontade de o estudar?

Ao longo destes anos em que estudo e partilho a minha experiência com o livro de auto estudo “Um Curso Em Milagres”, muitas são as pessoas que me perguntam como aplicar o curso no dia-a-dia e como entender o curso.

Qual a melhor forma de compreender a mensagem?

Qual a melhor forma de fazer o curso?

Existe algum livro que explique melhor o curso?

Como podem começar a estudar o curso?

Como podem aplicar a mensagem no dia-a-dia, se não percebem nada do que estão a ler?

A mensagem do curso é tão simples, que para a mente dualista é difícil aceitar a Verdade para a qual o curso aponta.

Aceitar que não existe nada para além de amor, e que qualquer perceção de separação não é verdadeira, pode não ser fácil. Isto porque o curso também nos diz que o nosso maior medo é do Amor.

O fato de usar uma linguagem que nos relembra religião e o conceito de Deus estar intimamente ligado ao conceito de Amor, desperta mil e uma resistências a olhar para dentro e ir além das palavras.

O curso é pessoal, é para ser feito por “dentro”, é uma viagem de redescoberta interior, uma viagem de relembrar quem somos, através do desfazer de perceções de medo e separação.

Não acredito que exista uma forma correta de “fazer” o curso.

Existem vários livros inspirados na experiência com o UCEM, mas não são o curso.

A melhor forma de abordar o curso é a forma como cada um de nós o fizer. Não existe uma fórmula única para nada e não existe uma fórmula única para estudar o livro.

Eu senti vontade de fazer os exercícios e ir lendo a teoria. Às vezes leio o livro de texto seguido, outras vezes abro onde calha e deixo-me levar pela mensagem.

A primeira vez que li o livro de texto também me parecia que não estava a perceber nada. Algo me fez continuar.

A primeira vez que fiz os exercícios surgiram tantas e tantas resistências. Algo me fez continuar.

E tenho continuado a ler e reler. Sempre que leio chega um novo entendimento. Sempre que faço os exercícios, mesmo sem compreender, vou mais dentro de mim.

A mente que espera compreender é a mente dualista. É a mesma mente que nunca irá compreender. É uma mente sem a capacidade de entender, pois aquilo a que o curso chama de ego é apenas a identificação com pensamentos. E podem pensamentos compreender alguma coisa?

O Ser que está consciente de tudo é que tem a escolha e pode reconhecer-se na Verdade. Não é uma compreensão, é um Saber!

Por isso, sempre que sentirem que querem compreender, tentem libertar essa necessidade. Lembrem-se que a parte da mente que questiona é aquela que não quer conhecer a resposta.

O Ser que somos é de uma inteligência infinita. Não há necessidade de nos preocuparmos com nada. Se escolhermos confiar nessa sabedoria tudo aquilo que precisamos saber é-nos dado a cada instante.

A prática do curso é simples, mas exige muita disciplina. Exige dedicação e vontade. Exige uma mente aberta e um coração pronto para sentir.

Já ouvi e li muitas teorias sobre o curso. E sabem que mais? Regresso sempre ao livro, abro-o e espero que ele me mostre o que preciso saber.

O curso também nos ensina a ouvir as vozes do mundo, mas a regressar ao nosso interior e pedir inspiração. Os outros podem indicar-nos o caminho e são anjos que nos mostram o que precisamos aprender a cada instante (seja através das suas mensagens inspiradoras, seja através dos desafios que nos oferecem). A aprendizagem, essa é interior e só pode ser feita por cada um de nós.

Sentes vontade de estudar o curso?

Então ouve-te, segue a tua vontade e inspiração.

O curso irá mostrar-te a melhor forma para ti!

2 thoughts on “Um Curso Em Milagres – Sentes vontade de o estudar?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s