O que é espiritual?

Tal como qualquer outro conceito, o que é espiritual para mim pode não ser o mesmo que é para outra pessoa.

Uma situação hoje levou-me a refletir um pouco mais profundamente sobre o que é espiritual para mim.

Para mim, a espiritualidade faz parte do dia a dia pois já faz parte da forma como vejo a vida.

Uma forma mais aberta, menos racional, mais intuitiva, menos pragmática.

Assumo que existe mais para além do corpo, muito mais que desconheço, mas que tantas vezes se manifesta na minha vida e que não existe forma de explicar (e hoje em dia nem quero explicar).

Acho que existia em mim muita resistência à palavra espiritualidade, talvez porque ainda existe muita resistência à religião e ambas, podem estar de mãos dadas nos nossos conceitos interiores.

Contudo, para vivermos a vida em pleno precisamos largar as resistências para que o rio da vida possa acontecer e nós o possamos desfrutar com alegria.

Existe um mundo de possibilidades fora daquilo que a nossa mente pode conceber ou explicar. Usamos o termo ESPIRITUAL para o definir?

Ou será espiritualidade apenas a crença no espírito?

espiritual

adj. 2 g.
1. Da natureza do espírito.
2. Do espírito ou a ele relativo.
3. Próprio da religião ou da Igreja (em oposição a temporal).
4. Alegórico, místico, devoto (em oposição a literal).
5. Incorpóreo; religioso.

Pois é, religião e espiritualidade também estão de mãos dadas no dicionário!!

Mas acho que para mim espiritual é mesmo isso, olhar para além da forma, para a possibilidade de UM espírito.

espírito
(latim spiritus, -us, sopro, ar, alma)

s. m.
1. Coisa incognoscível que anima o ser vivo.
2. Entidade sobrenatural. = ABANTESMA, ALMAESPETRO, FANTASMA
3. Ente imaginário.
4. Ser de um mundo invisível.
5. Conjunto das faculdades intelectuais (ex.: espírito curioso).
6. Vida.
7. Razão.
8. Inteligência.
9. Energia.
10. Caráter, índole.
11. Aptidão, capacidade.
12. Opinião, sentimento.
13. Intenção.
14. Génio, talento.
15. Pessoa.
16. Imaginação, graça, engenho.
17. Essência.
18. Sentido.
19. Ideia predominante.
20. Tendência.
21. Ar; sopro.
22. Respiração, hálito.
23. Parte volátil de um líquido. = ÁLCOOL
24. [<dominio_ext_aao>Gramática]  Sinal diacrítico do grego, para marcar a aspiração inicial ou a sua ausência.
25. [<dominio_ext_aao>Religião]  Alma.
26. Alma do outro mundo.

Bem, parece que no dicionário ESPÍRITO é VIDA, é algo que anima o ser vivo!! Nunca tinha ido ver ao dicionário e gostei!!😉

Gostei porque faz sentido para mim, especialmente quando digo que faço coaching pessoal e espiritual. Se calhar até posso retirar o pessoal, porque o COACHING ESPIRITUAL já engloba o pessoal, pois engloba a pessoa (ponto 15 do dicionário)!

Coaching Espiritual para mim é um coaching completo, que vê o ser humano como mais do que um corpo! Nas sessões deixo-me ser guiada pela intuição de forma a que cada pessoa consiga ir ao encontro da sua essência, descubra os seus próprio recursos, potencialidades, de forma a que a VIDA comece a fazer SENTIDO, a cada instante!!!

Talvez vá mais longe, e diga que para mim o ESPÍRITO é amor!! Para mim espiritual é acreditar no AMOR, é ter fé que só o amor é real!!! 

 

 

Deixe uma Resposta

