Limites e AMOR

Sinceramente não sei o que dizer sobre limites.

Vejo-me muitas vezes em situações em que “acho que deveria ter imposto um limite”, mas que me sinto “culpada” se o fizer.

O que fazer nessas alturas?

Bem, para mim, o que resulta é entregar as duas coisas ao Espírito Santo e pedir que me ajude a ver a situação de maneira diferente.

Muitas vezes, a necessidade de limites não é mais do que uma defesa do ego. Mas outras, não é mais do que o AMOR a manifestar-se, mostrando aos outros que são totalmente capazes de viverem a sua vida sem a nossa “ajuda”.

A nossa própria necessidade de controlo e de achar que sabemos o que é melhor numa situação pode fazer com que, durante muito tempo, tenhamos sido conselheiros ou até “solucionadores” de determinados problemas dos outros. Só que a verdade é que nunca solucionamos nada nos outros e os conselhos deviam ter um espelho no momento em que “tocam” o outro.

Quantas vezes já se deu conta que as pessoas chegam até si com o mesmo tipo de problemas ou assuntos e, por mais que diga algo sobre o assunto ou tente “ajudar”, as coisas regressam ao que eram?

Isto acontece porque a solução e inspiração não surgiu da própria pessoa.

É bom dar espaço ao outro para que ele encontre as suas soluções. (Por isso gosto tanto das sessões de coaching que faço, pois aí é proporcionado um espaço onde cada um se encontra consigo e com as suas respostas, inspirações e soluções.)

Quando toca a família nem sempre é tão simples, pois as ressonâncias emocionais são mais que muitas. Para isso é que a disciplina diária da mente é fundamental. Relembrar a cada instante a presença de AMOR em nós e nos outros inspira-nos a solucionar os nossos problemas, a criar limites quando necessitam ser criados e a abrir o espaço aos outros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s