Esclarecimentos sobre EFT

Há muito tempo que ando para fazer este post e já comecei a escrevê-lo várias vezes e, por uma razão ou outra, fica em rascunhos. Hoje é o dia!!😉
Várias pessoas me procuram para fazer sessões de EFT e resolver os seus problemas apenas com EFT.

A EFT é uma técnica de libertação emocional. Como o nome indica é uma técnica que nos ajuda a libertar emoções que estão dentro de nós por resolver, por aceitar e deixar partir.

Eu sei que muita da publicidade que se lê e ouve da EFT promete a cura rápida e eficaz de muitos problemas. Contudo, é preciso ter em consideração qual o objetivo da técnica: LIBERTAÇÃO EMOCIONAL. Não é resolver nenhum problema, não é curar doenças e não é atrair para a nossa experiência as situações e as pessoas que queremos.

A EFT está muitas vezes associada a temas como lei da atração, concretização de objetivos, fórmulas da felicidade e outras coisas parecidas.

Neste momento não tenho feito workshops de EFT, mas sempre tive esse cuidado nos workshops que fiz: manter a função da EFT, que é a de libertar estados interiores desconfortáveis e que nos limitam. E para isso, esta técnica exige:

– Reconhecimento das emoções: o que implica uma viagem emocional interior ao encontro das emoções não resolvidas

– Disponibilidade da própria pessoa para trabalhar com a técnica essas emoções

– Fazer EFT em todas as emoções que surjam associadas ao problema

Este processo é rápido comparado com as técnicas usadas convencionalmente, em que apenas contamos as histórias e podemos passar meses ou anos a remexer no balde do lixo das emoções mas sem saber o que fazer com elas.

No entanto, também requer o seu tempo. Cada um de nós precisa do seu tempo para reconhecer o que está dentro de si e para se disponibilizar a deixar partir as suas histórias (as nossas emoções estão associadas à nossa história de vida, e nem sempre é fácil abdicar dessa identidade).

Mais do que um processo de libertação, é um processo de auto-conhecimento e auto-CONSCIÊNCIA.

E esse processo pode ser feito unicamente com EFT, ou podemos permitir que a EFT seja uma ferramenta a usar quando for útil e associada ao que a nossa intuição nos mostrar como mais útil e eficaz no momento no nosso processo pessoal de consciência.

Aprendi a não decidir por mim o que vou fazer no momento. Aceitar o que sinto e pedir à minha sabedoria interior que me mostre o que preciso naquele momento é muito mais útil e transformador do que decidir usar uma técnica, que é de si limitada à partida (tem regras de como se usar).

É importante lembrar a todas as pessoas que estão a conhecer a EFT ou que já conhecem e gostam da técnica, que fazer tappings genéricos para um determinado assunto, pode ser útil e eficaz, ou não!

As pessoas pedem-me com frequência tappings para determinados assuntos: perder peso, encontrar a alma gémea, ter mais dinheiro, curar doenças, etc.

Volto a relembrar que a EFT não cura doenças, não atrai nada para nós e não realiza objetivos. O que acontece é que, muitas vezes, as emoções que temos associadas às doenças, aos objetivos e aos problemas é que nos mantêm “presos” mental, emocional e fisicamente às situações, não permitindo o livre fluir das situações. Quando libertamos as cargas emocionais associadas, é natural acontecerem curas espontâneas ou mais rápidas, a intuição torna-se mais clara e tudo parece fluir mais facilmente.

O que acontece é que estamos mais conectados connosco, com a nossa inteligência e sabedoria e dessa forma pensamentos, sentimos e agimos de uma forma mais saudável a todos os níveis. O que não quer dizer que aquilo que pensamos que tem que acontecer, aconteça. Estamos apenas mais abertos ao que vier!

Nós não sabemos quais as situações pelas quais temos que passar, não temos o controlo do que acontece. Podemos apenas ficar em paz com isso, e essa é a função de qualquer ferramenta de libertação emocional.

Se realmente gosta de EFT e gostava de usar a ferramenta no seu percurso de auto-conhecimento, aconselho o site http://www.garythink.com que é do criador da EFT e onde pode encontrar a informação original da EFT. Existe muita informação contraditária e muita publicidade enganosa na internet sobre o assunto.

A nossa mente adora fórmulas mágicas e pílulas douradas que nos levem à felicidade de hoje para amanhã. Eu não acredito nisso!

Também sei que a felicidade está aqui e agora e quando não estamos conscientes dela é porque estamos a alimentar uma mentira sobre nós mesmos. No entanto, cabe-nos aceitar as mentiras pelo que são, para dessa forma podermos aceder à verdade que está escondida, também em  nós.

Colocar em qualquer técnica as soluções para a nossa falta de disponibilidade de reconhecer o que sentimos é que nos mantém numa busca incessante de soluções, de técnicas novas, de soluções milagrosas.

Tudo pode ser útil quando é! Se ouvirem o vosso coração, saberão o que é útil AGORA!😉

Sorrisos e um bom dia para vocês!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s