Regras Pessoais

Quais são as suas regras pessoais para a sua vida?

Essas regras trazem paz ou stress à sua vida? Trazem paz e harmonia aos seus relacionamentos, ou conflito e separação?

Quando falo de regras pessoais falo por exemplo de crenças como:

“Se alguém da minha família não está feliz, eu também não posso estar feliz.”

“Os dias cinzentos são dias tristes.”

“As pessoas não podem mentir, em nenhuma circunstância.”

“Não tolero que me falem nesse tom de voz.”

“Alguém que faz/diz isso não pode ser boa pessoa.”

“Temos que ser positivos.”

“Tenho que comer isto e aquilo porque faz bem.”

“Não posso comer aquilo porque faz mal, embora eu goste muito.”

Entre tantas outras crenças que agora não me consigo recordar… crenças que quando ativamos nos deixam desconfortáveis e nos separam dos outros. Ficamos chateados, zangados e magoados porque os outros não seguem as expetativas que tinhamos deles, e mais, ficamos magoados e sentimo-nos culpados quando não seguimos as nossas próprias expetativas para nós mesmos.

Mas afinal quem cria estas regras, estas leis de comportamento, estas ideias de perfeição do ser humano?

Muitas das pessoas que me procuram sente-se desiludidas consigo mesmas porque não são tão perfeitas como desejariam na sua mente, ou como a sua mente lhes diz que deveriam ser.

Outras vezes, estão desiludidas com os outros, porque não seguiram os padrões de comportamento que era “suposto” para amigos, familiares ou colegas de trabalho.

Estamos tão agarrados a ideias de como “deveria ser”, que nos esquecemos que se a vida acontece de uma determinada forma, é porque temos algo a aprender com ela.

Há pouco tempo ouvi uma frase num vídeo que era “Eu só quero o que é para mim.”. E o que é para mim não é aquilo que está a acontecer agora e já aconteceu?

E também o que irá acontecer… contudo, eu não sei o que é.

A mente acha que sabe tudo. Acha que sabe que o que aconteceu deveria ter acontecido de forma diferente. Acha que sabe que o que está a acontecer hoje deveria ser de outra forma. E sabe o que é melhor para si no futuro.

Será que uma mente tagarela, agarrada a ideias limitadas sobre si mesma e os outros, pode saber alguma coisa de importante? Ou está simplesmente a tentar manter os seus próprios registos de memórias, culpas e medos?

Um dos trabalhos mais fascinantes que faço enquanto coach é questionar as pessoas sobre as suas regras pessoais, e ajudá-las a trazer clareza mental e emocional ao seu universo pessoal. É invariável que as pessoas encontrem paz no não julgamento e na aceitação do passado, assim como do presente.

É invariável que o futuro nasça AGORA em criatividade e o PRESENTE se expanda de uma forma inimaginável para regras e crenças.

Às vezes as pessoas dizem-me que precisam de referências para saber o que é certo e o que é errado. Será que precisa?

Aqui e agora você precisa de alguma referência para respirar?

Se sair de casa você precisa de alguma referência para atravessar a rua ou a sua inteligência natural e bom-senso são o suficiente para viajar a pé ou de carro de forma segura?

Eu diria, que se você não estiver equilibrado emocionalmente, é muito mais provável que esteja distraído a atravessar a rua ou a conduzir. Não é?

A cada dia que passa valorizo mais a nossa sabedoria natural que se manifesta através do nosso saber interior, do nosso bom-senso.

Não são precisas regras, técnicas, apenas uma vivência profunda da vida a cada instante. É uma aprendizagem, não digo o contrário.

Viver é uma aprendizagem contínua de nós mesmos, uma aprendizagem das nossas capacidades, da beleza do ser humano e do amor infinito que partilhamos.

As nossas crenças não desaparecem de um dia para o outro, mas podemos estar mais atentos e conscientes para a sua presença e escolher, de forma mais presente e consciente, se queremos continuar a alimentar limitações e mágoas, ou se escolhemos a liberdade para nós e para os outros.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s