Escutar e partilhar

Escutar e partilhar.

Num relacionamento interpessoal é fundamental. Seja um relacionamento amoroso, de amizade, familiar ou profissional. É muito importante escutar o outro, para além das palavras.

Palavras podem ter vários significados e conhecer o outro é escutá-lo nos seus significados, questionando e conhecendo.

Reter as palavras gera conflito, discussões e afastamento. Conhecer para além das palavras, perceber o contexto, a informação emocional associada, permite-nos melhorar a nossa comunicação e permite-nos estar mais à vontade connosco e com o outro.

É muito comum encontrar pessoas que têm dificuldade em comunicar o que sentem – sentem dificuldade em expressar o que sentem e pensam ou então em serem compreendidas.

Eu não sei se algum dia poderamos ser 100% compreendidos pelo outro, mas podemos ser 100% honestos connosco ao ser honestos com o outro, e ao permitir que o outro possa ser honesto connosco, aceitando as suas ideias, pontos de vista e emoções.

Não existem pessoas perfeitas e por isso não existem modelos de comunicação perfeitos. Existem pessoas que estão em constante crescimento e que querem ser felizes, querem viver relacionamentos harmoniosos e felizes.

Começar por aceitar o universo que vive dentro de si é fundamental para partilhar o seu universo com outro ser humano.

Aceitar as suas emoções, sejam positivas ou negativas, é o primeiro passo para poder partilhá-las sem apego e ouvir outros pontos de vista.

Isso permite que o outro se sinta à vontade para partilhar momentos consigo, para partilhar pensamentos e sentimentos.

Escutar o outro é dar espaço a si e ao outro para SER.

Esquecer memórias, esquecer regras e viver em cada momento, com a experiência do momento. É claro que podemos libertar as memórias, processar as emoções do passado, mas existe um tempo e um espaço, onde podemos simplesmente estar e ser para o outro. E nesse espaço também outras emoções do passado podem surgir, e onde antes isso afectava negativamente a relação, pode agora ser um ponto de observação e libertação, um espaço de presença curadora!

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s