O significado

“Eu não sou um corpo, eu sou livre” é uma lição de “Um Curso Em Milagres” que podemos usar para nos relembrar que não podemos ser limitados por um corpo físico, nem por qualquer crença que nos limite enquanto seres criadores e altamente inteligentes.

O nosso estado natural é a paz. Estamos demasiado habituados a não viver conscientes da nossa paz, que muitas vezes nos esquecemos que ela sim, é o nosso estado natural.

Mas afinal como podemos estar em paz, quando vemos na nossa vida tantas inquietações, tantas situações que nos trazem stress e/ou tristeza?

Bem, é neste ponto que temos que ACORDAR!

Será que são as situações que “nos fazem sentir” seja o que for? Ou o significado que lhes damos?

Quando começamos a olhar com atenção para as situações e escolhemos ser verdadeiramente sinceros connosco, percebemos que as situações em si, são neutras. Todo o significado que têm foi dado por nós. Por isso, pessoas diferentes vêem a mesma situação de pontos de vista diferentes.

O que me tenho apercebido, através da prática do perdão (versão UCEM), é que cada situação é neutra, mas dá-nos a oportunidade de libertar as nossas velhas crenças e memórias que nos identificam com um corpo, separado de todos os outros seres e de todas as situações da nossa vida.

Serão as situações tão separadas de nós quanto queremos acreditar?

O que cada um vê nas situações é o significado que escolhe atribuir a essas mesmas situações. Muitas vezes, se não todas as vezes, esse julgamento surge instantaneamente na mente, como algo programado para surgir daquela forma.

Isso significa que a qualquer momento podemos escolher de outra forma: podemos escolher ver de forma diferente.

A nossa mente parece estar dividida, e a parte da mente que “lança” os significados por defeito, é sem dúvida uma parte defeituosa que julga através das experiências passadas e não com base em toda a informação disponível na nossa mente sábia e altamente inteligente.

Viver a vida a recordar o passado e a fazer escolhas com base nas referências do passado dará espaço ao novo? Ou é apenas a repetição de padrões, de ideias e das mesmas histórias, em formas aparentemente diferentes?

Essa mente defeituosa é a mesma que possui a identificação com uma forma separada do todo. A mente sábia conhece a nossa verdade e sabe que não somos um corpo separado de tudo e de todos, mas sim uma mente una e partilhada no nosso SER!

A grande dificuldade em aceitar que tudo é o significado que lhe damos é que estamos esquecidos de quem somos, e achamos que estamos a perder a nossa identidade ao não valorizar as histórias do passado através das nossas experiências no presente.

Afinal, o que somos sem as histórias tão bonitas que contamos sobre o nosso corpo? Todos os processos “milagrosos” pelos quais ele passa? Todas as dúvidas e sensações que ele sente? Parece que tudo anda à volta de corpos e as suas histórias.

Será um corpo tudo o que existe?

Quando comunicamos com alguém estamos a comunicar com um corpo ou com um SER que partilha algo muito mais profundo connosco?

Viver para além da ilusão é viver para além dos nossos julgamentos e significados baseados na história de um corpo, limitada a um tempo e a um espaço. É viver através de um julgamento diferente, através do significado dado pela parte da nossa mente que nos conhece verdadeiramente, que conhece a nossa verdadeira natureza e identidade.

O que significa isto? Não dá para explicar.

Só dá para viver.

Só dá para encontrar o silêncio, o espaço e a intemporalidade de um momento que se estende em nós, por e para nós.

É aí que reside o verdadeiro significado da vida, o verdadeiro valor do SER que somos.

O nosso objectivo é aumentar a histórias, aumentar a identificação com um corpo limitado ou é ir além das ilusões que a mente conta e encontrar o que somos?

Isto leva-me a reflectir sobre outra coisa… perda… o que achamos que temos que perder para viver fora da ilusão???😉

Numa próxima!!😉

One thought on “O significado

  1. Simplesmente encantador por ser tao verdadeiro. Este artigo pode mudar nosso conceito, nosso ponto de vista e consequentemente toda nossa vida. Seja abencoada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s