CULPA

Para mim o livro “Um Curso Em Milagres” (UCEM) tem apresentado ideias muito desafiadoras.

Aparentemente parece que as aceito muito bem, mas na verdade, não é fácil digerir uma mensagem tão profunda como a do curso.

Contudo, o curso também nos ensina que não vai ser fácil, porque possuímos imensas defesas contra a VERDADE de quem somos.

E quando coloco as ideias em prática, tudo parece realmente mais simples. E sabem onde encontro essa simplicidade?

Na paz interior que sinto.

Não interessa muito o que se passa no mundo, mas apenas aquilo que sinto com o que se passa ou não passa.

Isso não significa que não vivo no mundo, que não faço coisas, que não falo… pelo contrário, tudo o que é feito no

mundo torna-se mais fluído, porque não tem culpa associada.

CULPA!

Sim, o que o curso nos ensina é a libertar a culpa que temos associada às nossas acções, aos nossos pensamentos e palavras.

E ela é tão subtil, como: “Não posso comer muitas amêndoas de chocolate porque me fazem borbulhas.”, “Não posso mostrar a minha alegria em frente daquelas pessoas, porque elas não estão bem.”, “É preciso trabalhar muito para ter sucesso, a vida não é assim tão fácil.”, “Não fui eu que diz isso, foi ELE!”, “Coitadinhas daquelas crianças, não têm culpa de ter nascido.”, etc. Aposto que tem muitas mais para completar… eu também!!!

Acreditamos que a culpa é pessoal, mas a verdade é que não existe ninguém neste mundo que não sinta culpa. A forma que ela pode assumir parece ser diferente, mas na verdade, é culpa. E a única solução é libertá-la.

http://www.google.com

Mas como podemos libertar a culpa, se acreditamos (inconscientemente) que somos culpados de alguma coisa?

Aqui o UCEM oferece-nos formas simples e eficazes de a libertar: olhar para ela, reconhecê-la como culpa e dizer, por exemplo, “Eu posso ver paz em vez disto.”, com convicção.

Descobrir que existe, dentro de cada um de nós, na nossa mente, uma parte que é livre, inocente e pura, é um dos efeitos da prática do perdão – libertação da culpa.

A partir dessa mente, a que o curso chama mente certa, podemos simplesmente viver em paz, e aproveitar cada situação que acontece no mundo para nos libertarmos.

“Podes imaginar o que significa não ter cuidados, preocupações, ansiedades, mas apenas ser perfeitamente calmo e sereno o tempo todo?” – UCEM

Eu sei que o curso usa uma linguagem que muitas pessoas não gostam (Deus, Espírito Santo, Perdão, Expiação). Contudo, palavras são símbolos de símbolos, e eu não conheço um curso mais prático, e que não tem nada a ver com religião, e que nos ajude tanto a viver em paz connosco e com a vida!

Hoje, vamos ter mais uma reunião do grupo de estudos, aqui no Porto, e é sempre um prazer partilhar as palavras deste livro, num espaço em que abrimos o coração para a VERDADE em nós.

Se quiser aparecer, às 20h, em Matosinhos.

Espaço Som D’Ísis
Edifício D. Nuno
Praceta D. Nuno Álvares Pereira, nr. 20 2º.andar BF
4450-218 Matosinhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s