Princípios de “Um Curso Em Milagres”

“Um Curso em Milagres”… hhhmmm que nome estranho!! Milagres? Um curso que ensina a fazer milagres? O que é isso?

Bem, para começar, podemos dizer que milagres são como que correcções que ocorrem na nossa mente: uma mudança de percepção do medo para o amor.

Para compreendermos melhor:

1. O nosso estado natural é o estado de paz e alegrias profundas.

2. A nossa verdadeira identidade e realidade é eterna e imutável.

3. Aquilo que nós somos é amor, e isso não pode ser aprendido nem ensinado.

4. Só podemos experimentar amor, quando não experimentamos medo.

5. Quando a mente está com medo, vive estados de ilusão.

6. Ilusão é tudo o que não é real, é imutável e não é eterno.

7. As ilusões desaparecem através do perdão.

8. O perdão é a libertação da mente do passado.

9. O passado não existe mais, apenas a nossa percepção dele o mantém real na nossa mente.

10. Só no AGORA é possível perdoar e libertar a mente do medo.

11. Quando olhamos para o medo de frente, ele dissipa-se (por isso é uma ilusão).

12. Todas as pessoas servem para nos ajudarem a libertar do medo e da culpa.

13. O medo nasce na culpa.

14. A culpa nasce no passado.

15. Como o passado já não existe, não pode existir culpa.

16. O milagre acontece no momento em que tomamos consciência de que ninguém é culpado.

 

E agora, como aplicar isto no dia-a-dia????

Como assim, ninguém é culpado??

Pois, isso talvez seja um desafio para uma mente que está habituada a encontrar sempre um “bode expiatório” para tudo.

Alterar este hábito compulsivo da mente para encontrar culpados, é uma forma muito simples e mágica de experimentar milagres no dia-a-dia.

Mas afinal, o que é um milagre?

Como é que vai experimentar milagres?

Para mim, milagres acontecem sempre que eu ESTAVA com medo e deixo de estar.

Acontece um milagre sempre que eu me sentia culpada, e de repente tomo consciência de que não fui nem sou culpada e todas as situações são o que são, são como DEVEM ser!

Acontece um milagre quando vejo uma pessoa SÓ com amor, quando compreendo o seu ponto de vista e quando a vejo para além do que ela diz ou faz.

O curso não nos ensina a dizer que SIM a todas as pessoas e situações! Não nos ensina a ser BURROS, INSENSÍVEIS ou PARVOS!

Pelo contrário!

Quando não estamos com medo, nem a culpar ou acusar ninguém (nem a nós nem aos outros), os pensamentos, as palavras e as acções estão imbuídas de um espírito muito mais profundo de amor, alegria e compaixão, e trazem em si as soluções mais perfeitas e bem sucedidas em cada momento.

Podem não ser a que estávamos à espera, mas a ACEITAÇÃO torna-se parte integrante do dia-a-dia.

Como seria viver sem preocupações? Como seria viver sem drama? Como seria viver em paz?

Acho que é isso que o curso nos oferece!! A mim é!

Estou a dizer que não me preocupo? Que não existem dramas na minha vida?

Não! Ou melhor, não existem dramas na minha vida, mas eu às vezes crio alguns!!😉 E tudo bem!

E quando me preocupo ou crio dramas, acordo!! Durante uns tempos ainda acredito nessa realidade de culpa e medo, e depois tenho a oportunidade de acordar com mais presença e alegria!

A vida aqui, onde parece que estamos, parece que é mesmo assim, até REALMENTE ACORDARMOS!

O facto de tomarmos consciência, que tudo está bem e que não existe problema nenhum AGORA, é uma dádiva que sabe tão bem… que mais nada interessa.

Não posso garantir que tenha sido porque estudo o curso e porque faço os exercícios. Também não posso garantir que não tenha sido!

E quanto tenho dúvidas, e faço um exercício ou leio alguma passagem do livro… algo muda, algo se transforma. Onde? Como?

Sei lá! Nem é importante!

Deixe uma Resposta

