Exercício Prático de “O Poder do Agora”

Como alternativa a libertar-se de uma reação negativa, poderá fazê-la desaparecer imaginando-se a ficar transparente à causa externa da reação. No início, aconselho-o a praticar com coisas pequenas e mesmo banais. Imaginemos que você se encontra sentado calmamente em sua casa. De repente, ouve-se o som penetrante do alarme de um carro do outro lado da rua. A irritação surge. Qual é a finalidade da irritação? Absolutamente nenhuma. Por que é que você a criou? Não criou. Foi a sua mente que a criou. Foi totalmente automático, totalmente inconsciente. Porque é que a mente a criou? Porque se agarra à convicção inconsciente de que a sua resistência, que você sente sob a forma de uma certa negatividade ou infelicidade, suprimirá de certo modo a condição indesejável. É evidente que isso é uma ilusão. A resistência que a mente cria, a irritação ou a ira neste caso, é de longe mais perturbadora do que a causa original que ela está a tentar desfazer.
Tudo isto pode ser transformado em exercício espiritual. Sinta-se a ficar transparente, por assim dizer, sem a solidez de um corpo material. Agora, deixe que o ruído, ou seja, o que provocou a reacção negativa, o atravesse. Ele deixa de embater numa “parede” sólida dentro de si. Como eu já disse, primeiro deve praticar com coisas pequenas. O alarme do carro, o ladrar de um cão, os gritos das crianças, um engarrafamento do trânsito. Em vez de ter uma parede de resistência dentro de si, que é constante e dolorosamente atingida por coisas que “não deveriam estar a acontecer”, deixe que tudo o atravesse.
Imagine que alguém diz uma coisa ofensiva que o magoe. Em vez de ter uma reacção inconsciente de negatividade, como por exemplo o ataque, a defesa ou a introversão, deixe que tudo isso o atravesse. Não ofereça resistência. É como se não estivesse lá ninguém a magoá-lo. Isso é perdoar. Desse modo, você torna-se invulnerável. Se quiser, poderá ainda dizer à pessoa em questão que o seu comportamento é inaceitável. Mas essa pessoa deixará de ter o poder de dominar o teu estado interior. Você estará então em seu poder – e não em poder de outra pessoa, nem a ser dominado pela sua mente. Seja o alarme de um carro, uma pessoa malcriada, uma cheia, um terramoto ou a perda de todos os seus bens, o mecanismo de resistência é sempre o mesmo.

O Poder do Agora – Eckhart Tolle

2 thoughts on “Exercício Prático de “O Poder do Agora”

  1. exelente…ja pratiquei nao é facil…até chegar a este grau de entendimento tem que haver um crescimento pessoal um auto desenvolvimento…e mta pratica,mas eu consegui e é espetacular sentir que conseguimos controlar os nossos actos em situaçoes de stress…a nossa saude agradece…obrigado!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s