10 aspectos positivos

Consegues encontrar 10 aspectos positivos naquela pessoa que tanto desafia a tua paz interior?

Consegues escrever 10 características positivas sobre aquela pessoa que ainda não conseguiste perdoar?

Perdoar é apenas deixar de dar importância ao passado, é ter apenas pensamentos de Amor sobre alguém, sobre algo. É deixar de dar importância ao que já não tem importância.

Não podemos mudar o passado.

Não podemos mudar as pessoas.

Mas podemos mudar a nossa ATITUDE perante as pessoas e a nossa atitude perante os pensamentos do passado.

As memórias são apenas memórias, os erros do passado são apenas memórias.

Acabei de fazer um programa sobre o PERDÃO, do Burt Goldman. Gostei imenso, e apesar de muito simples, achei extremamente útil. A simplicidade é uma das faces do amor.

E uma ferramenta simples que o Burt Goldman sugere é escrever 10 características positivas sobre a pessoa a quem desejamos perdoar.

As pessoas que convivem diariamente connosco são aquelas que nos conhecem melhor, e conhecem melhor “os botões” das nossas irritações, ansiedades, etc… E essas são as pessoas que, muitas vezes, temos mais dificuldade em perdoar verdadeiramente.

Muitas pessoas dizem “Eu perdoo, mas não esqueço.”, “Eu não posso perdoar, só Deus é que perdoa.”, e no fundo, mantêm a memória do “pecado” passado, e vivem interiormente com mágoas e pensamentos de culpa sobre o outro.

O que acontece, é que não existe nenhum pensamento que não regresse à sua fonte.

Acreditamos que temos muito a apontar aos outros, e que é aos outros que temos que perdoar, quando no fundo, o verdadeiro perdão começa e acaba em nós.

Não digo que não seja útil, e mesmo necessário, perdoar verdadeiramente os outros, mas quando conseguimos perdoar-nos a nós mesmos verdadeiramente, o perdão ao outro é automático.

Acho que vale a pena experimentar, e eu, além de fazer hoje os 10 aspectos positivos das pessoas que me rodeiam diariamente, vou fazer durante uma semana esse exercício para todas as pessoas que me rodeiam diariamente.

E qualquer pessoa que apareça na minha mente, que possivelmente, consciente ou inconscientemente ainda não perdoei realmente.

Ah, às vezes pensamos que perdoamos, que o assunto está arrumado. Mas lembrem-se que aquilo que a mente consegue lembrar e ainda dar algum tipo de importância, por pouca que pareça ser, é algo que ainda não está perdoado.

No momento em que perdoarmos completamente e verdadeiramente o passado, somos livres para viver o PRESENTE, o AGORA na sua plenitude e graça.

2 thoughts on “10 aspectos positivos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s